Como oferecer melhores formas de pagamento pode aumentar o volume do seu consultório – SantéMed

Nesse momento de crise financeira pudemos observar uma grande mudança no perfil dos clientes de clínicas. Apesar dos consultórios cheios, pudemos observar que os convênios diminuíram, em parte devido aos planos de co-participação, onde os pacientes pagam parte dos custos gerados pelas consultas e exames, e por isso os pacientes deixaram de fazer exames de rotina e passaram a ir ao médico somente quando tem uma queixa. E com as demissões em massa, muitos perderam seus convênios, e isso levou a um aumento nos pacientes particulares. Porém a forma de pagamento é um fator determinante na escolha da clínica.

Ainda devido à crise, a maioria das clínicas viu suas margens de lucro encolherem, e o controle financeiro passou a ser ainda mais importante para a viabilidade do negócio.

Pensando em melhorar as opções de pagamento para os clientes, e em diminuir as perdas por má gestão, é importante que a escolha das formas de pagamento seja feita de maneira estratégica. Pagamentos com cheques geram grande estresse, pois não é incomum não terem saldo, e a obrigação de correr atrás para receber fica a cargo da clínica.

Pagamentos com boletos também podem ser utilizados, porém assim como os cheques, as cobranças também ficam a critério da clínica, e podem gerar custos com funcionários que ficarão responsáveis por esses serviços.
Dessa forma, as operadoras de cartão de crédito são uma opção bastante interessante. Apesar de cobrarem taxas altas pelo serviço, elas oferecem uma garantia do recebimento por parte da clínica. Porém, é importante analisar todas as taxas cobradas, pois dependendo da operadora, esses valores podem responder por até 5% dos valores faturados, ou seja, podem “comer” quase todo o lucro da sua clínica.

Outra vantagem do pagamento com cartão de crédito é que permite ao paciente fazer o pagamento de forma parcelada, permitindo que muitas pessoas que até então não poderiam se beneficiar de alguns tratamentos agora possam fazer.

A SantéMed oferece um sistema de maquineta de cartão de crédito com taxas abaixo das principais operadoras do mercado, e como essa funcionalidade está integrada a todo o sistema, esses valores são automaticamente lançados no fluxo de caixa e financeiro, permitindo um total controle das finanças da sua clínica.

Deixe a SantéMed otimizar seus resultados financeiros!