Antes de falarmos sobre a técnica, precisamos entender que um auditor pode ser qualquer profissional que entenda o processo em um determinado ambiente. Nas clínicas/hospitais geralmente são médicos e/ou enfermeiros que resumidamente são os responsáveis por liderar os processos de controle e planejamento de acordo com os dados obtidos dentro de uma determinada empresa.
Com o constante crescimento no número de profissionais da saúde, ampliando também o quantitativo de consultórios, clínicas ou hospitais, medir ou acompanhar o desempenho com indicadores torna-se fundamental para garantir a transparência e os resultados, números que podem estar associados diretamente ao processo de gestão e auditoria, contribuindo para prestação de serviços de qualidade e processos organizados permitindo que sua clínica possa prestar o melhor serviço, garantindo sucesso.
Auditar processos contribui para auxiliar a tomada de decisão. Podemos afirmar que um processo de auditoria surge quando pretendemos revisar ou aplicar uma perícia; ela pode vincular a análise de contas ou procedimentos, ou seja, a maneira como os colaboradores tem desempenhado sua função perante seus pacientes.
O mecanismo de gestão com processos de auditoria estabelece que um responsável deverá propor um plano de metas e resultados a serem obtidos ao final do ciclo em avaliação, parametrizando o desempenho com níveis de qualidade que impressionem os pacientes e custos relacionados aos serviços prestados, dentro dos padrões satisfatórios. O auditor poderá dar apoio ao gerente ou diretor do ambiente avaliado, identificando e apontando onde e de qual forma os índices pretendidos estão apresentando interferência.
Qual o principal objetivo da auditoria?
Obter amostragens seguras em que o padrão de qualidade é reconhecido e que seus custos estão dentro do padrão. Esse formato de processo de auditoria na área da saúde será capaz de identificar os erros mais comuns e imperceptíveis no decorrer do dia-a-dia. Poderá também apontar que alguns processos ou mecanismos na gestão do ambiente estão desatualizados, indicando melhor performance com a automação desses. Entrando na esfera de automação, será permitido a esse auditor identificar se os dados estão sendo trabalhados e armazenados em fontes seguras, afinal estamos analisando informações de pacientes que devem ser mantidas em segurança e sigilo pelos profissionais que os atenderam, especialmente quando relacionados os PEP’s (prontuários eletrônicos do paciente), que tornam-se o pilar de todo o processo, pois é através do histórico contido nele que o auditor poderá revisar todo o processo e geração dos serviços.
Meus atuais colaboradores não ficarão desconfortáveis com a mudança no processo de gestão?
Uma das dúvidas que mais surgem quando um médico toma a decisão de auditar seus processos de gestão é a insegurança que seus funcionários possam sentir durante a aplicação dos métodos. Ao fim entendemos que esses colaboradores poderão sentir o reflexo da mudança de forma positiva, identificando que o ambiente se torna mais funcional e seu modelo de gestão mais transparente, permitindo que o foco passe a ser o paciente, tornando o atendimento ainda mais humanizado.
Finalmente, com um processo de gestão automatizado, permitindo o acesso a dados seguros do desempenho da clínica, será possível desenvolver e estruturar ações, permitindo a redução de gastos e transferência de investimentos a outras áreas. Além de tudo isso, um dos principais resultados certamente será observado por seus pacientes que terão uma experiência de impacto positivo dentro de um ambiente funcional e prático, por fim resultante de resultados que surpreendem e tornam como atendimento diferencial em uma determinada região, minimizando os impactos da competitividade.
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