quarta-feira, dezembro 19, 2018
Gestão

Você sabe o que é a TISS e como ela pode impactar a saúde financeira da sua clínica?

Da solicitação de um exame até o recebimento do pagamento pelo médico, existe um fluxo bastante complexo, e que nem todos conhecem. É comum que as secretárias fiquem responsáveis por esse fluxo, e muitas vezes os médicos não sabem que nesse processo podem perder muito dinheiro, seja por codificação errada, seja por glosa, pagamento parcial, falta de envio de guias de materiais, etc.

Para que se entenda o fluxo, é preciso saber o que é TISS e o que é a TUSS nos links abaixo.

TISS – TROCA DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE SUPLEMENTAR

TUSS – TERMINOLOGIA UNIFICADA DA SAÚDE SUPLEMENTAR

Pois bem, o fluxo é o seguinte:

1. Pedido do exame pelo médico
2. Colocação do pedido em uma guia usando a codificação da tabela TUSS
3. Guia é levada ao convênio para autorização, e se autorizada, irá gerar um código autenticador ou senha de liberação
4. Com essa guia devidamente autorizada, o exame será realizado
5. A guia é então encaminhada ao convênio em lotes de 15 ou 30 dias para faturamento – no período em média de 30 dias, o convênio irá realizar o pagamento do lote ao médico, e lançará uma planilha para conferência no seu site
6. O(a) médico(a) faz a conferência desses pagamentos cruzando os dados que foram enviados ao convênio com os que foram recebidos.

Aí é que está o problema. A maioria dos médicos não faz essa conferência, por ser extremamente trabalhoso conferir guia por guia, centenas delas, ou delega essa função às secretárias, que levam muitos dias fazendo esse trabalho.

O SantéMed possui a exclusiva ferramenta de conferência das guias TISS de forma automática, e isso permite um controle financeiro da sua clínica, minimiza perdas por glosas (pois terá um relatório imediato do que foi glosado e poderá entrar com recurso ou corrigir eventuais falhas no envio das guias), além de otimizar o trabalho das secretárias, que poderão focar seu trabalho em atividades mais importantes, como relacionamento com os pacientes.

E aí, se interessou pela ferramenta? Acesse agora mesmo santemed.com.br e saiba mais!