quarta-feira, dezembro 19, 2018
Tecnologia

Entenda os riscos de usar aplicativos populares de mensagem instantânea para comunicação interna no consultório

Provavelmente em algum momento durante o atendimento a um paciente, foi necessário o envio de mensagens ao seu funcionário, por exemplo para verificação de alguma informação ou para consultar um histórico do mesmo. E muitas vezes para isso usamos alguns aplicativos particulares como Whatsapp, Messenger, Instagram, Skype ou iMessage, já que o envio é instantâneo e há recursos de confirmação de recebimento onde quer que a pessoa esteja. Hoje podemos contatar pessoas em qualquer lugar, ou seja, o funcionário pode estar conectado ao sair para realizar procedimentos externos ou mesmo em casa e continuar repassando informações, confirmando agendas e revisando processos. Porém, isso pode custar caro quando o assunto é segurança da informação.

Aplicações como essas não foram desenvolvidas para o ambiente corporativo e mesmo que apresentem controles de criptografia (como no caso do Whatsapp) ou alguns outros recursos de segurança (senhas, configurações de proxy), eles não possuem políticas de uso do consultório, maior vulnerabilidade ao ataque de hackers e, após uma demissão por exemplo, não há como bloquear a utilização do funcionário de seu histórico de conversas. Sendo assim, informações de pacientes e médicos podem ser divulgadas. Assim como o funcionário não utiliza o seu endereço pessoal para receber correspondências do consultório, o uso desses aplicativos como ferramenta corporativa pode causar grandes transtornos com vazamento de informações.

É importante se prevenir, ou melhor, é essencial. Disponibilizar um recurso de comunicação, como um chat, faz diminuir e muito a possibilidade de problemas relacionados à segurança. Por exemplo, você pode utilizá-lo aliado a sua Política Interna no consultório e remover acesso em casos de demissões. É pensando nisso que o SantéMed oferece um chat corporativo, pensando na comodidade de sua comunicação e na segurança de suas informações. O chat tem integração ao sistema, de uso ilimitado e integrado às notificações do navegador. Vale a pena se prevenir e investir em uma ótima ferramenta de segurança e adaptada ao ambiente do consultório.